Arquivo mensal: dezembro 2013

Educando meninas – mais que Globelezas, mais que princesas

Vídeo

Olá mamães, papais, tias, madrinhas e todos que convivem e participam da educação das nossas futuras mulheres.
No início do mês eu recebi um vídeo suuuuper interessante, é uma campanha publicitária da empresa americana de brinquedos infantis Goldieblox que lançou uma linha de produtos que incentiva as meninas a brincarem de formas diferentes, a construir, pensar, criar, sob o slogan de “brinquedos para futuras engenheiras”. Grande vídeo, MARAVILHOSA mensagem para todos nós.
O vídeo me fez pensar mais ainda sobre o quanto é necessário para nós, que criamos meninas, nos despirmos completamente de idéias machistas e ultrapassadas: Nossas mocinhas são muito mais do que princesas, donas de casa e Globelezas. Digo isso porque quando eu era adolescente (e isso não mudou muito), não haviam muitas (para não dizer nenhuma) referência de mulher negra, bem sucedida, linda, inteligente. Minha referência na mídia era a Valéria Valenssa… e isso foi muito importante para minha auto estima e para minha afirmação. Hoje infelizmente não vejo na grande mídia muitas referências de mulheres negras bem sucedidas profissionalmente na política, tecnologia, química e ciência, mas elas estão por aí, e para nossa alegria, cada dia mais, basta pesquisar um pouco para encontrar.
É lindo, essencial e positivo que nossas pequenas vejam com orgulho a princesa Tiana (e todas as outras), a Globeleza (ainda não sei o nome dela, gente! Sorry…), que gostem de cozinhar, cuidar da casa, dos filhos. Mas é imprescindível que elas tenham a plena clareza de que NÃO SÃO APENAS ISSO… são inteligentes, capazes e PODEM SER O QUE QUISER… inclusive astronautas, professoras, técnicas em T.I, trabalhar na NASA, ser presidentes e principalmente NÃO SE DEIXAR TRATAR como se fosse apenas um rostinho bonito e um belo corpo – ontem mesmo esbarrei com um engraçadinho pensando que ainda era Sinhô (coitado), e com elas não vai ser diferente!!!
Vamos cuidar das nossas princesas, porque na verdade, um dia elas serão Rainhas (da arquitetura, da administração, do RH, da psicologia… e da cocada, rs)

Anúncios

FEIRA PRETA 2013 – existe amor em SP

Padrão

Olá povo lindo!

Esse domingo eu e meus pretinhos fomos passear na maravilhosa FEIRA PRETA que (graças a Deus) voltou ao Anhembi. A convite da Cia. das tranças que estava lançando seu novo site e uma nova técnica em tranças – disparado o Stand mais LINDO de toda feira, nada mais justo pela história de sucesso e luta de seus 12 anos. Finalmente conheci a linda Chris Oliveira, idealizadora da Cia. das tranças e exemplo de mulher negra, linda, inteligente e bem sucedida. Recepção impecável, modelos lindíssimas e um mimo mega carinhoso – gostaria de ter visto pelo menos uns 3 stands como esse na BEAUTY FAIR.

Era hora de passear um pouco mais pela feira e ver tudo o que havia de bom. uma palavra resume tudo: orgulho! Público lindo, muitas novidades em cosméticos (linha de maquiagem específica para nossa pele), produtos para cabelo (destaque para as queridas da loja virtual PraPreta é a linha da Makeda cosméticos), moda (queridos amigos do Pegada Preta, muita moda africana, e a maravilhosa Boutique da Krioula e seus turbantes mágicos) e muito artesanato.

Djs e o grupo Fundo de Quintal dava ritmo a festa. Sim, uma grande festa de celebração a nossa cor, nossa cultura, arte, comida e beleza. E o que fica é a força, nós NÃO somos minoria, e já está mais do que na hora de nos revestirmos em orgulho e olhar com naturalidade para os nossos traços, nossa pele e nosso cabelo. Afinal não é estilo, é auto estima, é atitude, é quem nós somos. E somos lindos, somos fortes, inteligentes e somos muitos.

Imagem

Moda com tecidos em estampas étinicas (a cara do verão)

Imagem

Arte… Arte!

Imagem

Gente linda curtindo o Ragga dos Djs

Imagem

Gente linda (na fila pra alimentação)

Imagem

DIVAAAAA – ai que máximo!!! A rainha Chris Oliveira e euzinha (sua súdita)

Imagem

Recepção master da Cia. das Tranças

Imagem

Cia. das Tranças – arrasando

Imagem

O Stand tava cheio de mulher feia (só que não)

Imagem

LINDAS – Cia. das Tranças

Imagem

Os convidados aproveitaram

Imagem

Morri com essa noiva… Quero casar de novo!

Imagem

Famíla

Imagem

Miss Krioula – arrasou no meu turbante

Imagem

Hidratando o Crespinho

Padrão

Olá mamães e papais de bebês marrons,

É bom cuidarmos com muito carinho do cabelo dos nossos pequenos mesmo, porque tá uma moda de escolas PROIBIREM cabelo black, que ninguém merece, ainda dizem que no Brasil não há preconceito e que certas atitudes não passam de “brincadeiras”, ou “medidas disciplinantes”… mas vamos ao que viemos… Me pediram bastante para falar um pouco sobre hidratação para cabelos de bebês (crianças até 3 anos). Assim como o cabelo dos adultos, o cabelo crespo dos nossos bebês muitas vezes é ressecado porque a hidratação fica no couro cabeludo e não se estende por todo fio. O problema é que NÃO encontrei até agora produtos industrializados que possam ser utilizados em cabelos dos nossos pequenininhos. E é aí que entram em cena as receitinhas caseiras (é muita gororoba gente, mas funciona).

Seguem três receitinhas caseiras já testadas (montei um cronograma capilar baby pra Jade – vou terminar de testar passo pra vocês). Gosto de usar uma vez por semana, junto com minha nova linha queridinha pro cabelo da Jade JOHNSON´S BABY HIDRATAÇÃO INTENSA (shampoo, condicionador e creme pra pentear – tuuudo maravilhoso).

meu bebê marrom

Hidratação 1

1 banana picada

60ml de leite

1 colher de mel

2 colheres de azeite de oliva (EXTRA VIRGEM)

Bater bem no liquidificador, para não deixar nenhum pedacinho de banana, aplicar no cabelo seco e sujo da raiz até as pontas umedecendo. Deixar agir por uma hora – tenha fé (não é necessário utilizar touca).

Lavar normalmente depois.

 Hidratação 2

½  cenoura

½  beterraba

Bater a beterraba no liquidificador e ralar a cenoura na mistura. Coar toda gororoba em um tecido. Misturar com o creme Yamasterol. Deixar agir por 30min com touca. E lavar normalmente depois – esse é INCRÍVEL.

 Hidratação 3

1 ovo

1 folha de babosa (abra a folha, como se estivesse descascando e utilize aquela pasta que fica dentro dela).

Bater no liquidificador e aplicar nos cabelos, deixar agir por 1 hora com touca. Lavar com água fria ou morna para tirar bem o cheiro do ovo – que é triste.

 

NÃO SE ESQUEÇAM O MAIS IMPORTANTE: lembrar seus pequenos o quanto o cabelo deles é lindo e maravilhoso exatamente do jeito que é e independente do que digam.

Espero que gostem e que seja útil pra você como foi pra mim1237072_539030502847973_1555167231_n

Me contem depois e se tiverem outras dicas, estarei esperando.

Muito obrigada

Beijos e até