Educando meninas – mais que Globelezas, mais que princesas

Vídeo

Olá mamães, papais, tias, madrinhas e todos que convivem e participam da educação das nossas futuras mulheres.
No início do mês eu recebi um vídeo suuuuper interessante, é uma campanha publicitária da empresa americana de brinquedos infantis Goldieblox que lançou uma linha de produtos que incentiva as meninas a brincarem de formas diferentes, a construir, pensar, criar, sob o slogan de “brinquedos para futuras engenheiras”. Grande vídeo, MARAVILHOSA mensagem para todos nós.
O vídeo me fez pensar mais ainda sobre o quanto é necessário para nós, que criamos meninas, nos despirmos completamente de idéias machistas e ultrapassadas: Nossas mocinhas são muito mais do que princesas, donas de casa e Globelezas. Digo isso porque quando eu era adolescente (e isso não mudou muito), não haviam muitas (para não dizer nenhuma) referência de mulher negra, bem sucedida, linda, inteligente. Minha referência na mídia era a Valéria Valenssa… e isso foi muito importante para minha auto estima e para minha afirmação. Hoje infelizmente não vejo na grande mídia muitas referências de mulheres negras bem sucedidas profissionalmente na política, tecnologia, química e ciência, mas elas estão por aí, e para nossa alegria, cada dia mais, basta pesquisar um pouco para encontrar.
É lindo, essencial e positivo que nossas pequenas vejam com orgulho a princesa Tiana (e todas as outras), a Globeleza (ainda não sei o nome dela, gente! Sorry…), que gostem de cozinhar, cuidar da casa, dos filhos. Mas é imprescindível que elas tenham a plena clareza de que NÃO SÃO APENAS ISSO… são inteligentes, capazes e PODEM SER O QUE QUISER… inclusive astronautas, professoras, técnicas em T.I, trabalhar na NASA, ser presidentes e principalmente NÃO SE DEIXAR TRATAR como se fosse apenas um rostinho bonito e um belo corpo – ontem mesmo esbarrei com um engraçadinho pensando que ainda era Sinhô (coitado), e com elas não vai ser diferente!!!
Vamos cuidar das nossas princesas, porque na verdade, um dia elas serão Rainhas (da arquitetura, da administração, do RH, da psicologia… e da cocada, rs)

Anúncios

»

  1. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O este post Xan !!! Amei suas palavras e faço das suas as minhas palavras, tenho uma princesinha em casa e outra a caminho (que chegará em 2 ou 3 semanas) e implemento este tipo de pensamento e vivência na educação das minhas meninas, que um dia serão mulheres, mas não apenas belas mulheres, serão belas mulheres com um cérebro super pensante e atuante. Exalto sua inteligência e aponto sua capacidade de fazer tudo e em todo lugar, jamais deixarei minhas filhotas se limitarem por conta de pensamentos machistas e/ou preconceituosos, sempre brinco dizendo que se a menina/mulher ja sabe cozinhar é porque ja pode morar sozinha (algumas pessoas ficam horrorizadas e dizem que se sabem cozinhar é porque ja podem casar, imagina! Você se casa pra virar cozinheira ou companheira de alguém?).
    Este é meu pensamento: mulheres inteligentes e independentes.

    • Queridaaaaaa… Que bom!!! Sabe que lendo seu comentário até me arrepiei… suas meninas serão grandes MULHERES. Lamento taaaanto a falta de mais mulheres inteligentes, bem sucedidas, negras na grande mídia brasileira. O que vc acha?
      Mil beijos e obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s